Endodontia
Serviço

Endodontia

A Endodontia é responsável pelo estudo e tratamento da polpa dentária e seus sistemas, além das doenças que os atacam.

Fatores como trauma dentário, cárie profunda, fratura dentária ou trauma ortodôntico podem ser desencadeantes de lesões inflamatórias na polpa dentária. Se não tratadas a tempo, essas inflamações podem levar à perda do dente.

O endodontista analisa as lesões para viabilizar o tratamento menos invasivo possível para cada situação. O objetivo é restabelecer a saúde dos tecidos que fazem parte do elemento dental e dos tecidos do periápice (tecidos em volta do dente) e proporcionar qualidade de vida ao paciente: como a área da polpa é muito restrita, as inflamações causam dores agudas. Um dente com lesão pulpar não tratada ataca os outros dentes e a inflamação, causada por bactérias, uma vez instalada na corrente sanguínea, pode levar a complicações em outras áreas do corpo.

O tratamento endodôntico tem evoluído rapidamente com novas tecnologias, experimentos e estudos de artigos científicos. Especialmente, o uso de instrumentos rotatórios (instrumentos mecanizados) para limpeza e desinfecção dos canais radiculares trouxe maior eficiência, rapidez e conforto para o paciente, resultando em tratamentos em sessão única (na grande maioria dos casos). O tratamento endodôntico realizado com técnicas performadas por um especialista aliadas à tecnologia fornecem um altíssimo percentual de desinfecção, sucesso endodôntico e prognóstico ao paciente.